Com o apoio de Carol Dartora, Curitiba lança primeiro Centro de Cidadania LGBTQIA+

Nesta sexta-feira (5), a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) participou do lançamento do primeiro Centro de Cidadania LGBTQIA+ de Curitiba, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná. O espaço será dedicado a oferecer apoio jurídico, psicológico e de serviço social, além de serviços de saúde, educação, prevenção de ISTs e capacitação profissional para a população LGBTQIA+

A concretização do Centro +Cidadania LGBTQIA+ só foi possível graças ao apoio do mandato da Carol Dartora. Esta unidade pública é especializada em atender a comunidade LGBTQIA+ na região de Curitiba, focando nas áreas de políticas públicas sociais e na promoção e defesa dos direitos humanos. O objetivo é proporcionar emancipação individual e coletiva, ajudando as pessoas atendidas a desenvolver maior autoestima e autoconfiança, reconhecendo seu valor e direitos enquanto indivíduos e como grupo.

"Hoje, estamos comemorando muito a efetivação dessa política pública, que começamos a construir aqui em Curitiba há muito tempo. O movimento LGBTQIA+ tem pautado a necessidade de um centro de referência. Existe uma aliança, um vínculo muito forte com a população LGBTQIA+, pessoas que se identificam comigo e votaram para que eu ocupasse o espaço que ocupo hoje", ressaltou Dartora.

Além disso, o centro visa conscientizar os participantes sobre seus direitos humanos básicos e fornecer habilidades de advocacy, capacitando-os a serem agentes de campanhas de sensibilização e promovendo o diálogo coletivo com governos e outras instituições. Fortalecer a comunidade, fomentar redes de apoio e ampliar a consciência social são outras metas fundamentais do projeto. O local também pretende melhorar as estratégias de trabalho digno e geração de renda, articulando-se com escolas e empresas para elevar a escolaridade e criar oportunidades de trabalho formal, além de promover inclusão econômica e bem-estar.

"Comecei essa construção junto com o movimento LGBTQIA+ e várias organizações aqui em Curitiba. No meu primeiro mandato de vereadora, uma das primeiras audiências públicas que propus na Câmara foi para pensar esse centro de referência e a comunidade LGBTQIA+ como um todo. Agora, vemos esse trabalho se concretizar com a possibilidade de destinar recursos públicos para essa construção. É um momento de realização, alegria, comemoração e sentimento de trabalho bem-feito", lembrou a parlamentar.

O projeto foi viabilizado em parceria com diversos órgãos, incluindo o Conselho Nacional e Municipal LGBTQIA+, a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e a Universidade Federal do Paraná. Essas parcerias são essenciais para garantir o sucesso e a sustentabilidade do centro, promovendo uma rede de apoio abrangente para a comunidade LGBTQIA+ de Curitiba.

De acordo com Carol Dartora, é um desafio consolidar todas as políticas públicas para essa comunidade, incluindo políticas de saúde, educação e inclusão em todas as áreas. "Por isso, comemoramos, pois o centro tem o objetivo de alcançar a comunidade LGBTQIA+, que ainda é extremamente vulnerabilizada", completou Dartora.

Fotos: Renato Santos.

A deputada Carol Dartora tem se mostrado uma figura chave na defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba. Comprometida ética e politicamente, a parlamentar tem trabalhado incansavelmente para transformar a vida dessas pessoas, ouvindo suas demandas e lutando por respeito e valorização da população LGBTQIA+. O lançamento do Centro de Cidadania LGBTQIA+ é mais um passo significativo nessa luta histórica por direitos e dignidade.

"A comunidade LGBTI de Curitiba me abraçou desde sempre e continuamos juntas na luta", finalizou Carol Dartora.